Como o projeto de vida apoia o desenvolvimento do adolescente

Por BRUNNA BUSCH
fevereiro, 24

Você já pensou que para um sonho ser realizado, em primeiro lugar, é necessário sonhar? Algo que parece muito simples e óbvio, mas que muitas vezes não é levado a sério e pode causar grandes problemas. Afinal, se não sabemos para onde queremos ir, como saberemos qual caminho seguir?

Não ter objetivos definidos, sem metas a serem atingidas, pode resultar em uma vida “à deriva”, isto é, uma vida sem rumo: a rotina pode virar algo automático e a pessoa pode ficar sem compreensão e engajamento para suas atividades diárias ou, até mesmo, sem motivação para suas responsabilidades cotidianas.

Sendo assim, pensarmos nossas vidas em pequeno, médio e longo prazo é fundamental para uma trajetória saudável: com desejos, planos e conquistas é possível nos sentirmos realizados e felizes.

Mas não pense que estes resultados impactam somente a nós mesmos! Neste processo de desenvolvimento e transformação, é possível colher resultados pessoais, assim como resultados positivos para pessoas que são próximas a nós, para nossa comunidade e para o mundo.

De acordo com essas ideias, nosso objetivo é explorar um tema que vem sendo cada vez mais abordado pela educação e com muito mais espaço nas escolas: o Projeto de Vida.

No campo da educação, o “projeto de vida” é um tema que tem mostrado grande relevância e importância. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que define as diretrizes curriculares nacionais comuns a todos os estados e municípios do Brasil, destaca esta temática em uma das suas dez competências gerais. Na competência 6, preconiza-se que: 

“Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade” (Brasil, 2018).

Sendo assim, o projeto de vida pode ser visto como uma prática pedagógica que trabalha competências socioemocionais a serem desenvolvidas pelos estudantes, que está relacionada ao componente curricular chamado de “Área de Desenvolvimento Pessoal e Social”, que busca promover o desenvolvimento integral dos alunos, incluindo aspectos emocionais, sociais e éticos.

Nesse sentido, o projeto de vida convida e encoraja os estudantes a planejarem e estabelecerem objetivos pessoais, profissionais e educacionais, levando em consideração seus sonhos, valores e características individuais. 

Mas como isso acontece?

O projeto de vida é trabalhado durante a vida escolar como um todo, entretanto, na etapa do Ensino Médio, é uma ferramenta poderosa que pode dar grande suporte para os adolescentes, contribuindo para que definam metas, valores e planos para o futuro. Assim, as práticas para que o projeto de vida seja trabalhado são variadas e dependem do contexto escolar, dos alunos, dos professores. Aqui vamos destacar algumas estratégias que são implementadas:

Atividades de Autoconhecimento

O projeto de vida é um grande aliado para o trabalho com o autoconhecimento: em primeiro lugar, é fundamental que os estudantes estabeleçam aquilo que desejam alcançar. Para isso, precisam identificar suas habilidades e interesses, assim como seus pontos a serem desenvolvidos e os assuntos que possuem dificuldade e até aqueles que não despertam curiosidade e entusiasmo.  

Dessa forma, a escola deve desenvolver e oferecer atividades que incentivem os alunos a refletirem sobre seus valores e aspirações, como por exemplo dinâmicas e atividades em grupo, realização de testes de aptidão, entrevistas e trabalhos que promovam a autoconsciência, contribuindo para que os alunos entendam melhor suas inclinações.

O aluno deve ser colocado como protagonista, para que ele tenha consciência de que os processos de ensino-aprendizagem contam com sua participação integral, a fim de formá-lo como um indivíduo preparado para o futuro. 

Orientação Vocacional e Profissional

Uma outra maneira que contribui para que os estudantes explorem e se aprofundem sobre seus interesses e habilidades é contar com a parceria de profissionais de diferentes áreas: por meio de palestras e workshops, e até mesmo conteúdos em ambiente online, como vídeos e podcasts, podem proporcionar uma visão prática de suas carreiras.

A escola também pode promover visitas a feiras de profissões, empresas e instituições de ensino superior, para que os alunos possam vivenciar o mundo profissional e acadêmico, proporcionando o contato na vida real daquilo que estão contemplando em seus planos de vida.

Elaboração de Plano de Carreira e Estudo

Mas como fazer para que os desejos possam se tornarem realidade? No projeto de vida, o estudante é encorajado a estabelecer metas de curto, médio e longo prazo o que contribui para direcionar esforços, proporcionando um senso de propósito e realização.

Para isso, é muito produtivo que a escola promova um tempo e espaço para a realização de sessões de aconselhamento individual para apoiar os alunos em suas escolhas e desafios específicos. Este direcionamento pode incluir planos para a educação superior acadêmica, formação técnica ou entrada no mercado de trabalho, com discussões regulares sobre progresso, ajustes de planos e superação de desafios.

É aconselhável que este trabalho conte com uma plataforma de aprendizagem online, como por exemplo a Edusfera. Em um ambiente virtual, totalmente interativo, o professor e o aluno poderão estabelecer um plano de ação individual. Este tipo de ferramenta proporciona recursos que poderão corroborar com as orientações específicas do professor, como a escolha das disciplinas a serem aprofundadas (que estejam alinhadas aos objetivos de carreira), atividades práticas que podem fortalecer habilidades fundamentais para as escolhas feitas, chats para que as dúvidas sejam sanadas de forma rápida e fácil.

Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais

Além de pensar individualmente e em seu próprio desenvolvimento, o projeto de vida é também uma ferramenta que tem a possibilidade de estimular a autoconfiança e a capacidade de lidar com desafios.

Uma forma que a escola pode trabalhar esses aspectos é desenvolver projetos interdisciplinares que integrem diferentes matérias e abordam questões relacionadas ao projeto de vida. Assim, durante a trajetória escolar é possível incluir atividades em grupo que tragam temas como cidadania, responsabilidade social e ética e que promovam o desenvolvimento de habilidades como resiliência, empatia, comunicação e trabalho em equipe.

Experiências Práticas

Encorajar os alunos a participarem de experiências que possam proporcionar vivências na área em que seus projetos de vida estão sendo elaborados é de grande valia. Assim, incentivar que os estudantes realizem estágios, façam parte de programas de voluntariado e busquem oportunidades de trabalho temporário para proporcionar estas experiências práticas podem contribuir fortemente para que os alunos entendam de forma mais aprofundada o mercado profissional que estão inclinados a fazerem parte.

Sendo assim, é indicado que a escola esteja integrada com a comunidade, por meio de parcerias com empresas locais, instituições de ensino superior e profissionais para enriquecer a orientação dos estudantes.

E como tudo isso contribui para o desenvolvimento dos adolescentes?

O projeto de vida pode beneficiar os estudantes do Ensino Médio a trabalharem algumas competências e habilidades fundamentais para o futuro. Vale ser destacado o trabalho com as habilidades de tomada de decisões e responsabilidade: o projeto de vida abre espaço para que os adolescentes façam escolhas importantes sobre não só sobre se desenvolvimento profissional, como suas carreiras e educação formal, mas também optem por caminhos que estejam de acordo com o estilo de vida que desejam.

Ter um projeto de vida bem definido, portanto, pode aumentar a motivação dos adolescentes. Eles têm um propósito para se esforçarem e trabalharem em direção aos seus objetivos, o que pode influenciar positivamente seu desempenho acadêmico e seu envolvimento em atividades construtivas.

Outro ponto importante é que o projeto de vida contribui para que os estudantes estejam preparados para lidar com as adversidades que a vida traz. Assim, com as atividades, os jovens aprendem a se adaptar a mudanças e persistir em seus objetivos, trabalhando, portanto, a persistência e a resiliência.

Conforme os alunos alcançam marcos em direção às suas metas, desenvolvem maior autoestima e confiança em suas capacidades e habilidades, podendo gerar impactos positivos, inclusive em sua saúde mental e bem-estar emocional.

Como vimos, o projeto de vida é uma prática que contribui para que os alunos e alunas possam sonhar e, assim, irem atrás de seus sonhos, o que poderá gerar resultados positivos para pessoas, para comunidade e para o mundo. Que tal incentivar, cada vez mais, essa boa prática da educação atual?

Leia também: