Dicas para uma gestão escolar eficiente

Por BRUNNA BUSCH
fevereiro, 24

Imagine uma escola. Qual foi a cena que você pensou? É provável que, em vez de um lugar, como um prédio ou casa, a visão tenha sido de uma sala de aula com professor, alunos, carteiras e lousa, certo? Isso pode parecer muito óbvio, afinal a escola é um estabelecimento que se destina ao ensino, que pressupõe alunos e professores, e acontece, em sua grande parte, dentro das salas de aula. Entretanto, será que uma escola funcionaria de maneira organizada e eficiente, apenas com os participantes das atividades em sala de aula?

Certamente a resposta será “não”! Uma escola sempre conta com um elemento importantíssimo, que fica fora da sala de aula, a gestão escolar. Esta é uma área da escola que muito se ouve falar, mas muitas pessoas, inclusive aquelas que fazem parte de uma instituição escolar, acabam não tendo muito interesse, ou até mesmo se afastando, por não ter conhecimento sobre o assunto. Assim, o objetivo do nosso texto será desmistificar este tema e trazer alguns pontos, explorando desafios que um gestor escolar enfrenta nos dias de hoje e aspectos para uma gestão escolar eficiente. 

Em primeiro lugar, o que é gestão escolar?

A gestão escolar é o modelo ou maneira que uma instituição escolar escolhe para administrar e conduzir suas principais atividades. Assim, um gestor escolar deve ter em vista a escola como um todo e garantir que todos os setores funcionem de forma sinérgica, com o objetivo de oferecer uma educação de qualidade.

Desta forma, a gestão escolar envolve a parte pedagógica, que é essencial, mas também é responsável pelos outros setores presentes na escola, que são similares a setores de empresas de ramos diferentes, isto é, que não sejam da área educacional (como a área jurídica e os setores administrativos – recursos humanos; comunicação, marketing e relacionamento; financeiro e compras; estrutura, operações e tecnologia). Além disso, a gestão escolar precisa estar atenta ao que acontece fora da escola, ou seja, deve acompanhar tanto as novidades e o que ocorre no mundo da educação, inclusive as legislações parâmetros educacionais, assim como as necessidades da comunidade escolar.

Podemos comparar a gestão de uma escola com um maestro de uma orquestra: deve garantir que todos os seus integrantes toquem seus instrumentos da melhor forma para poderem tocar a mesma música para os espectadores ouvintes, com excelência!

É importante lembrar que os dias atuais são dinâmicos, o maestro deve contar com imprevistos! Vivemos em uma era repleta de mudanças rápidas, com novidades tecnológicas e digitais, transformações sociais e acontecimentos inesperados, como por exemplo, a pandemia da Covid-19.

Durante esse período as crianças tinham o direito de continuarem estudando, mesmo que impossibilitadas de frequentar a escola presencialmente. Assim, foi papel da gestão escolar analisar a situação, planejar um plano de ação em conjunto com a equipe administrativa e pedagógica, orientar os membros da comunidade escolar e, por fim, acompanhar a sua execução.  

De acordo com essa perspectiva, uma gestão escolar deve contar com muita organização, mas que possua outras características essenciais, como dinamismo, flexibilidade e proatividade, dispor de informações seguras e precisas, contar com uma equipe confiável e responsável.

Podemos ver que os desafios da gestão escolar atualmente são enormes e é possível definir pilares que devem ser olhados de perto com estratégias específicas.

Área Pedagógica

Esta área é aquela que norteia as atividades de uma escola, afinal sem processos de ensino-aprendizagem a escola não existe! Sendo assim, é este o serviço oferecido pela escola que a gestão escolar deve garantir que seja oferecido da melhor maneira possível, para atender nãos só os alunos e alunas que frequentam a instituição, mas também suas famílias – estas devem se sentir confiantes e seguras de que seus filhos e filhas estão recebendo uma educação de qualidade!

Sendo assim, cabe à gestão escolar pensar na capacitação de toda equipe pedagógica, incluindo não só os professores mas todos os educadores da escola, como por exemplo, os assistentes de classe, os bedéis, se for uma instituição de educação infantil, as auxiliares de troca de fralda, enfim, todos aqueles que participam dos processos de ensino-aprendizagem, sejam aqueles formais (atividades pedagógicas planejadas de acordo com o currículo) e os informais (atividades e situações que acontecem fora do planejamento curricular, mas que fazem parte do processo educativo, como por exemplo, as resoluções de conflitos na hora do recreio, os momentos das refeições, organização e condução dos estudantes na entrada e na saída da escola). 

É fundamental, portanto, que a gestão escolar planeje e invista em programas de desenvolvimento profissional para educadores, mantendo-os atualizados sobre as boas práticas educacionais, com aperfeiçoamento das metodologias e de sua aplicação no cotidiano escolar. É bastante produtivo e importante compartilhar o conteúdo e conhecimento que poderá ser utilizado na escola, assim como criar oportunidades para que os profissionais da educação compartilhem experiências e saberes entre si.

Outro aspecto que a gestão escolar deve garantir é que o ambiente da escola promova processos de ensino-aprendizagem seguros, inclusivos e que promovam o pensamento crítico e consciência ambiental – práticas que deverão ser implementadas e seguidas por todos os participantes da escola e devem partir da gestão escolar. Como por exemplo, o estabelecimento de políticas anti-bullying, a criação e execução de programas que promovam a diversidade e inclusão e que reconheçam a importância da saúde mental e emocional dos alunos e da equipe, a implementação e o cumprimento de projetos sustentáveis e que promovam a consciência do cuidado e proteção do meio ambiente (como reciclagem de lixo, incentivo ao uso de garrafinhas reutilizáveis, em vez de copos descartáveis, apagar luzes, não desperdiçar água). 

Outro aspecto na área pedagógica é que a gestão escolar deve ser responsável por garantir que a tecnologia esteja presente na educação. Embora, o professor deva planejar as atividades e processos que envolvam a tecnologia, cabe à gestão integrar a tecnologia de maneira eficaz na escola e em suas práticas. É papel da gestão escolar garantir que professores, alunos e famílias tenham acesso a recursos tecnológicos adequados, não só aos equipamentos em si, mas também que possam contar com programas e softwares educacionais, plataformas de ensino online, aplicativos para que a família garanta o acompanhamento do estudante.

Área Administrativa e Infraestrutura

Para que os processos de ensino-aprendizagem ocorram da melhor forma possível, a gestão escolar deve garantir que os educadores e os alunos tenham condições de realizar seus trabalhos. Assim, para que todos saibam como caminhar, é papel da gestão definir um planejamento estratégico, de curto, médio e longo prazo para a escola, com metas e objetivos claros, com índices específicos e mensuráveis, envolvendo todas as áreas da escola. Por exemplo, na área pedagógica pode-se especificar metas de desempenho para alunos; na área de matrículas, estabelecer a quantidade desejável para o ano; na área de recursos humanos, contratar os melhores profissionais e retê-los na instituição. Assim, será possível avaliar e acompanhar o progresso regularmente para fazer ajustes e melhorias constantes, conforme necessário.

Outros pontos administrativos que a gestão escolar deve contemplar envolvem a gestão financeira eficiente, com desenvolvimento de um orçamento claro e realista e um acompanhamento regular das finanças; a gestão de comunicação, garantindo um relacionamento aberto e transparente com famílias, professores, funcionários e alunos, a partir de diferentes canais de comunicação, como reuniões presenciais, newsletters, e-mails, redes sociais; gestão de pessoas, que estimule uma cultura organizacional positiva, pensando na motivação e satisfação de colaboradores, no estímulo do desenvolvimento de líderes, permitindo que vários membros da equipe assumam papéis de liderança, em um ambiente saudável para que educadores se sintam satisfeitos em trabalhar na escola. 

Para implementar e acompanhar todas essas funções e responsabilidades da gestão escolar, é recomendado adotar uma ferramenta educacional online, como por exemplo a Edusfera, que irá facilitar o acompanhamento das metas estipuladas, assim como garantir um relacionamento próximo entre colaboradores, com alunos e famílias. Além disso, com uma plataforma educacional, a escola irá contar com um diferencial competitivo, que contribuirá para a fidelização e visibilidade da instituição. Clique aqui e explore a Edusfera.

Questões Sociais e Parâmetros Educacionais

Por fim, é necessário pensar em como a escola se relaciona com o mundo fora dela, no ambiente externo. Assim, uma responsabilidade extremamente importante que a gestão escolar deve acompanhar é toda a legislação e os parâmetros estipulados por órgãos governamentais, como por exemplo o Ministério da Educação (MEC), para garantir que a escola está seguindo os currículos, as leis, incluindo o cumprimento de horas, participação em avaliações externas obrigatórias e tudo aquilo definido pelos órgãos responsáveis. 

A gestão escolar também deve estar atenta às mudanças na sociedade e nos acontecimentos do mundo que impactam diretamente a escola. Assim, além de se manter em dia com as novidades do mundo da educação, também deve manter um relacionamento ativo que envolva a comunidade escolar para estar informada sobre as necessidades, preocupações e desejos daqueles que participam do cotidiano escolar. 

Uma gestão escolar eficiente é um esforço contínuo, mas que garante a qualidade da educação. Como está a gestão escolar na sua instituição?

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