O papel dos professores no Ensino Médio: melhores práticas

Por BRUNNA BUSCH
agosto, 23

A etapa do Ensino Médio é uma fase marcante na vida dos estudantes, pois além de continuarem na escola e garantirem o aprendizado dos conteúdos acadêmicos, este é um momento de muitas transformações: os jovens vivenciam a transição entre a Educação Básica e a possibilidade de ingresso no Ensino Superior e no mercado de trabalho. Sendo assim, é um período em que decisões e atitudes são importantíssimas; muito do que for realizado durante este intervalo, resultará em impactos significativos na história pessoal e profissional de alunos e alunas.

Nesse sentido, o papel dos professores durante o Ensino Médio é primordial em diversos aspectos, já que tange a formação intelectual, social e emocional dos estudantes. A cada ano, o grau de reconfiguração do mundo como o conhecemos se mostra cada vez mais e intenso, fazendo com que os profissionais de ensino estejam sempre atualizados e cientes da responsabilidade que carregam ao contribuir para a educação das novas gerações.

Sim, podemos dizer que se trata de uma missão. Os professores assumem uma tarefa que não é fácil, mas, certamente, é muito recompensadora. Qualquer um que tenha presenciado o quão emocionante é o encontro de um professor com um ex-aluno sabe disso. Ao longo de sua jornada, as mestres e os mestres são alimentados pelas conquistas daqueles com quem compartilharam tempo, afeto e conhecimento. De forma parecida, também é muito prazeroso ver quando um grupo de amigos relembra os tempos de escola com saudade, dando o devido reconhecimento às aulas e à relação que conseguiram estabelecer com um determinado professor.

Você se lembra de algumas dessas situações? Se a resposta é “sim”, provavelmente essa recordação está relacionada à forma pela que o professor atuou, das situações de ensino-aprendizagem dentro da sala de aula aos momentos em que o vínculo criado possibilitou uma parceria positiva, com influência direta em diversos âmbitos da sua vida ou da vida de algum colega. 

Como esta temática se mostra muito relevante para aqueles que já estão ou em breve estarão no Ensino Médio, o objetivo desse texto é explorar boas práticas que os professores podem adotar e, assim, promover uma educação com muita qualidade. 

Um aspecto importante que os professores devem considerar é que os estudantes dessa etapa escolar estão em uma fase da vida muito específica, que é a adolescência, repleta de transformações. De forma geral, o jovem está encarando alterações em seu corpo, em seu modo de se relacionar com o mundo e com as pessoas e, em paralelo, passa a dedicar tempo e energia conscientes à definição seus objetivos de vida, com base em seus desejos pessoais, sonhos, tendo em vista as possibilidades que o mundo profissional e acadêmico oferecem. Há ainda que se colocar na mesa o campo das expectativas externas, principalmente da família e daqueles que, por qualquer motivo, fazem parte do dia a dia do jovem.

Sendo assim, os professores do Ensino Médio precisam estabelecer conexões: a postura de um professor que deseja apenas transmitir conhecimentos e não se engajar com as trilhas de vida de seus alunos não é o que o mundo atual exige. Para conseguir criar esta sinergia professor-aluno, além de estarem em constante atualização e aprimoramento profissional, para saberem das necessidades que as abordagens pedagógicas devem contemplar, é de extrema importância estarem antenados com as novidades do mundo contemporâneo e familiarizados tanto com as novas tecnologias, quanto com as boas práticas interpessoais da atualidade. 

Nesse sentido, para que os professores do Ensino Médio consigam se relacionar com seus alunos de forma benéfica, devem ter em mente que a atuação profissional deve contar com muita cooperação entre os participantes dessa relação e de serem facilitadores e condutores do aprendizado. Mas o que isso, de fato, significa? Este conceito parte do princípio de que os professores devem proporcionar um ambiente de ensino estável, mas que, ao mesmo tempo, seja estimulante e engajador, onde os estudantes se sintam seguros e motivados para explorarem e aprofundarem seus conhecimentos.

A sugestão é que as aulas e atividades sejam pensadas na personalização do ensino, levando em consideração as características individuais dos estudantes, suas necessidades, seus interesses, estilos e ritmo de aprendizagem. Assim, cada aluno poderá desenvolver suas habilidades de acordo com aptidões, aprofundando virtudes e trabalhando desafios.

Ao seguir estas premissas, os professores do Ensino Médio devem planejar uma rotina escolar envolvente, com metodologias de ensino variadas, que estejam relacionadas às particularidades dos alunos individualmente, e especificidades da turma como um todo. Dessa forma, os estudantes se sentem engajados e podem exercer o protagonismo em sua educação, trabalhando a autonomia e a responsabilidade.

Os estudantes serão encorajados a exercerem uma postura ativa e serão incentivados a refletirem sobre o seu papel na sociedade, desenvolvendo valores éticos em prol da cidadania, do respeito, da tolerância e da responsabilidade social.  Dessa forma conseguirão aperfeiçoar habilidades de pensamento crítico, resolução de problemas e tomada de decisões conscientes.

Pensando nestes fatores, os processos de ensino-aprendizagem devem incluir atividades práticas, debates, discussões em grupo, projetos interdisciplinares e uso de tecnologias educacionais. Assim, o professor poderá incentivar a reflexão sobre diferentes perspectivas e pontos de vista, por meio de diferentes formatos, promovendo o desenvolvimento do senso crítico e da capacidade de argumentação.

Outro aspecto muito importante é ter em mente que este é o momento de vida em que o jovem está conquistando a sua autonomia e realizando escolhas para o futuro, portanto, o professor deve proporcionar feedbacks construtivos, isto é, auxiliar os estudantes a identificarem suas habilidades, interesses e vocações, assim como dar luz a pontos que podem ser trabalhados. Este tipo de retorno, além de contribuir com a vida acadêmica, irá dar suporte e orientação para que os estudantes tomem decisões mais informadas e alinhadas com seus objetivos de vida, tanto na parte pessoal, quanto na parte profissional.

Vale ressaltar que, embora a formação de sujeitos autônomos e responsáveis seja um dos grandes objetivos dos professores do Ensino Médio, estabelecer uma relação de abertura e de parceria com as famílias é necessário e relevante. Graças às pontes que podem ser estabelecidas fora da sala de aula, a educação do jovem poderá ser trabalhada de forma integral, estando alinhada em todos os pilares que a sustentam.

Por fim, com todo esse turbilhão de transformações, relações e aprendizados, os professores do Ensino Médio devem ter atenção às intensas mudanças socioemocionais: é necessário que estabeleçam um ambiente seguro em que os estudantes possam expressar seus sentimentos, lidar com desafios pessoais e desenvolver habilidades de autogestão e empatia.

Pudemos ver que o papel dos professores é multifacetado, pois têm a oportunidade de atuarem como condutores do aprendizado, formadores de cidadãos conscientes e promotores do desenvolvimento socioemocional dos seus estudantes. Pode ser muito desafiador, mas muito recompensador! Os docentes do Ensino Médio contribuem significativamente para a formação não só dos estudantes, mas de uma sociedade formada por cidadãos comprometidos para que o mundo seja um lugar cada vez melhor de se viver.

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