Educação Baseada em Projetos: uma prática dinâmica e significativa

Por BRUNNA BUSCH
janeiro, 24

Por que os dinossauros não existem? Qual o maior planeta do universo? O que vem depois do infinito? Por que o sol muda de lugar ao longo do dia? Como nascem os bebês? O que os lixeiros fazem com o lixo que recolhem pelas cidades? Como o mundo começou? Por que a gente sonha?  

Se você está em contato com crianças e jovens, certamente já ouviu perguntas parecidas como essas, não é mesmo? Elas podem ser difíceis, complexas e, até mesmo, embaraçosas, mas, para um professor, receber este tipo de indagação é um bom sinal: os alunos e as alunas estão curiosos, interessados, pensando sobre o mundo e seus mistérios e, portanto, querem buscar respostas.  

No ambiente escolar, este tipo de interesse é ainda mais potente, pois quando esse desejo investigativo acontece durante uma aula, é muito comum que não apenas o estudante responsável por lançar a pergunta fique interessado em escutar a resposta, mas o diálogo em torno do assunto costuma despertar a atenção e o entusiasmo de colegas, que irão complementar o momento com outras perguntas e reflexões. O interesse genuíno e a vontade de se aprofundar mais sobre determinados saberes é o princípio do assunto que vamos explorar hoje: a Educação Baseada em Projetos. Vamos lá?  

O que é Educação Baseada em Projetos?  

A Educação Baseada em Projetos se configura como uma prática pedagógica que coloca o aprendizado ativo no centro do processo educacional. Portanto, ela envolve os alunos em projetos significativos do mundo real. Essas iniciativas podem variar em escopo e complexidade, mas, geralmente, requerem que os alunos apliquem conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo da sua trajetória escolar para resolver problemas ou criar soluções para desafios multifacetados.  

Em outras palavras, a Educação Baseada em Projetos parte de uma problemática ou questão disparadora que convoca os estudantes a aprenderem a partir da criação de soluções para situações-problema do cotidiano. Ou seja, um projeto é estabelecido e um conjunto de práticas são exercidas para solucionar os desafios.  

Assim, ao buscar soluções para problemas reais, muitas habilidades são trabalhadas e contribuem para a formação dos estudantes de forma integral: eles precisam relacionar e aplicar conhecimentos de diversas naturezas, utilizando-se também de competências socioemocionais para conseguirem trabalhar.  

Por que a Educação Baseada em Projetos pode fazer parte das práticas pedagógicas de uma escola?

A Educação Baseada em Projetos vai ao encontro do que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza: nas competências gerais para a Educação Básica definidas pelo documento, é possível compreender que a educação deve contribuir para o trabalho com valores e estímulos de ações que trabalhem no sentido de transformar a sociedade, para que ela seja mais humana, justa e consciente do valor e da importância da natureza.  

No item 2 das competências gerais, a Educação Baseada em Projetos pode ser correlacionada:   

“2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas (BNCC, 2018, p.9)”.  

Desta forma, quando a Educação Baseada em Projetos é adotada, um trabalho interdisciplinar crítico é realizado, pois envolve os alunos e as alunas para resolverem um problema ou necessidade prática, que deve ser trabalhado de maneira colaborativa e criativa, convidando os estudantes para agirem “de verdade”. O trabalho, portanto, pode levar um tempo considerável (semanas ou meses), e ser abordado em diversos momentos, nas mais variadas disciplinas.    

Assim, ao trabalharem no projeto, o processo de resolver a situação-problema e todas as suas estratégias, impactarão na própria dinâmica da Instituição Escolar, nos indivíduos, na comunidade ao redor e na natureza.   

Como a Educação Baseada em Projetos acontece na prática?  

Em termos mais práticos, a Educação Baseada em Projetos pode seguir um roteiro de aplicação pelos professores:  

  1. Deve-se delimitar a problemática ou a questão que vai orientar o projeto. É importante que isso seja definido juntamente com a turma, para que os estudantes se sintam engajados e motivados a trabalharem com o assunto. É possível promover debates, conversas, momentos em que os alunos possam expressar seus interesses e curiosidades. Vale apostar na escuta ativa, de modo que o professor deve suportar os alunos e fazer com que eles tenham convergência naquilo que será trabalhado. Vale reforçar que a questão de trabalho do grupo deve ser complexa, para que variáveis possam ser estudadas e, assim, um trabalho investigativo ocorrer.  
  1. O professor tem papel fundamental para selecionar as habilidades e as competências que serão trabalhadas e relacioná-las de acordo com o currículo e com as diretrizes educacionais de referência, ou seja, as questões curriculares devem ser trabalhadas dentro do projeto.  
  1. As formas de avaliação devem ser definidas, bem como deve ser definida a forma de aplicá-las  durante o projeto. Objetivos, formatos, critérios, evidências já precisam ser pensados e planejados.  
  1. Embora o projeto permita flexibilidade, estratégias, atividades, formas de registro para cada etapa do percurso investigativo devem ser definidas ao início do processo.  
  1. Apresentação da proposta de realização do projeto final para a turma: o professor deve compartilhar com a turma como o projeto será realizado. Este diálogo é muito importante para que os estudantes se sintam protagonistas do projeto. Ajustes podem ocorrer no meio do caminho, porém é essencial que a proposta inicial seja definida.
  1. Momentos de feedback e retorno devem ser estabelecidos, para que os alunos sejam acompanhados. Assim, mudanças de rota, ajustes no funcionamento, compartilhamento de emoções e sentimentos possam ser contemplados e trabalhados de forma próxima e individual. 
  1. O momento de apresentação e socialização dos resultados finais do projeto é essencial: compartilhar o trabalho que foi feito não só com o professor, mas com colegas e com a comunidade é de grande importância na Educação Baseada em Projetos, então esta etapa deve ser definida e valorizada. 
  1. Ao final das apresentações, o processo como um todo deve ser avaliado, inclusive uma autoavaliação do próprio professor deve ser contemplada, para que aprendizados e melhorias possam ser levados para futuros projetos.   

A Educação Baseada em Projetos pode utilizar o mundo da tecnologia?  

Um ponto importante na Educação Baseada em Projetos é a sua execução. Essa prática pedagógica exige não apenas que os alunos sejam criativos, mas, também, que a equipe pedagógica entre em campo com essa mentalidade. De acordo com a etapa de ensino, com os interesses dos alunos, com o contexto da turma e da escola, o professor deverá planejar e definir as ferramentas adequadas para que a experiência seja a melhor possível para os estudantes.   

Em alguns projetos podem ser realizadas saídas pedagógicas, conversas e trocas de informações com pessoas de referência nos assuntos que estão sendo pesquisados, visitas remotas a locais que possam contribuir com as questões buscadas. É isso mesmo, não há limite em como os processos de ensino-aprendizagem podem ser elaborados e realizados. Isso não é incrível?  

A tecnologia e o mundo digital não podem ser deixados de fora! A Educação Baseada em Projetos pode ser muito beneficiada ao adotar ferramentas do universo tecnológico, inclusive inserindo etapas que ocorram apenas no universo digital. Assim, uma sugestão é a utilização de plataformas on-line de ensino, já que estes ambientes são seguros e desenvolvidos para atender as necessidades do universo escolar. Eles possuem diversos recursos que podem ser incorporados em todas as etapas de um projeto.  

Uma plataforma educacional digital, como a Edusfera, poderá contribuir com alunos e professores de diversas maneiras. Por exemplo, os alunos podem buscar informações e conteúdos essenciais para aprofundarem questões de seus projetos, trocar informações com outros colegas, professores e profissionais, realizar testes, tudo isso a qualquer hora, de qualquer lugar, de forma dinâmica e personalizada. Para conhecer esses e outros benefícios e facilidades que a Edusfera oferece, fale com um representante, ​​aqui.

A Educação Baseada em Projetos é uma prática dinâmica e significativa que veio para contribuir na formação de indivíduos autônomos, que estejam no centro dos processos de ensino-aprendizagem, para que possam se tornar cidadãos críticos, participativos e responsáveis: é uma prática que pensa em um futuro melhor para a sociedade como um todo.  

Você já colocou essa ideia em prática? Se ainda não, que tal pensar em adotá-la?

Leia também: