Como fazer alunos, famílias e professores falarem bem da sua escola?

Por BRUNNA BUSCH
janeiro, 24

Faz parte da natureza humana contar com a validação de outras pessoas quando é necessário realizar a tomada de uma decisão. Quem nunca pediu, por exemplo, o palpite de um amigo ou familiar para escolher qual restaurante ir durante o final de semana? Ou até mesmo consultou os reviews na internet para decidir se vale a pena assistir ao filme X ou ao filme Y? Quando falamos sobre a avaliação de um produto, você já recorreu ao número de estrelas e se certificou acerca do custo-benefício?

Certamente, a grande maioria das pessoas respondeu “sim” para uma das perguntas acima. Isso acontece pois, a todo instante, estamos comentando sobre o nosso cotidiano e sobre as decisões que realizamos: em nossas conversas espontâneas damos o nosso parecer e queremos (e gostamos) de expressar opiniões sobre as nossas experiências, sejam elas boas ou ruins. Portanto, também vamos atrás da aprovação dos outros na hora de decidirmos acerca de uma compra ou de definirmos se iremos ou não contratação serviço. É comum confiarmos na recomendação não só de experts, mas também de amigos, familiares e conhecidos. Aliás, para cada tipo de decisão há uma cadeia de influência, um assunto amplamente estudado por especialistas em consumo e comportamento.

Quando voltamos o nosso olhar para a decisão de qual escola matricular nossos filhos – uma escolha que impactará a vida da criança ou do adolescente de uma forma muito significativa – vamos em busca da opinião e de recomendação de outras pessoas, aumentando a nossa confiança no caminho que optarmos seguir.

Para uma escola, é fundamental contar com as famílias e educadores que já fazem parte da instituição para que possam divulgar a escola de maneira natural, isto é, é bem provável que as pessoas que já fazem parte da comunidade escolar e que estão satisfeitas falem sobre a escola de maneira positiva e voluntária.

Esta divulgação espontânea faz parte do chamado “buzz marketing”, “marketing de defensores”, ou “marketing boca a boca”, que embora possa parecer algo despretensioso, não acontece sem a atuação da instituição de ensino: o buzz marketing é uma estratégia que tem por objetivo transformar alunos, professores, pais e outros membros da comunidade escolar, em defensores da instituição de ensino.

Para que isso aconteça, é fundamental criar um relacionamento sólido e positivo com esses públicos, de modo que eles não apenas apreciem a instituição, mas também a recomendem e a defendam ativamente, ou seja, eles serão os porta-vozes da escola. Assim, eles conseguirão contribuir para que mais pessoas se identifiquem com a instituição, façam parte dela e, por fim, possam também se transformarem em defensores!

Mas como fazer para que esta estratégia seja benéfica? Neste texto, vamos explorar este assunto e contribuir para que sua escola seja bem falada por aí!

Comunicação aberta com defensores da escola

Tomamos como pressuposto que aqueles que são os defensores da escola possuem grande identificação e conexão com ela. Assim, é fundamental que esta relação se mantenha forte e positiva, para que perdure, sendo estável e segura. Não são todos os participantes da comunidade escolar que se tornam defensores da escola: existem pessoas-chave que se destacam como os porta-vozes e devem ser identificados. Esses líderes naturais entre os alunos, as famílias e os professores podem se tornar os embaixadores da instituição.

Para isso, os gestores devem estar de olhos abertos para perceber quais são as famílias que participam ativamente da vida escolar, ou seja, pessoas que estão sempre presentes nas reuniões e eventos, que são interessadas em saber sobre as atividades do ano letivo, que estabelecem vínculos com educadores e, portanto, compartilham experiências positivas, indicam e divulgam a escola de forma legítima.

Sendo assim, depois de identificados, para que este relacionamento seja estabelecido de maneira sólida, é necessário se comunicar de forma eficaz, isto é, manter uma comunicação aberta e transparente, principalmente com alunos, familiares e professores defensores da escola. Os embaixadores, defensores da escola, precisam ter o sentimento que pertencem e são fundamentais na comunidade escolar, sendo os primeiros a serem atualizados e informados sobre todas as atividades, realizações e possíveis mudanças na instituição.

A comunicação clara e ágil dos passos da escola é importante e necessária, desde pequenas mudanças, como, por exemplo, alguma reforma na estrutura, até grandes feitos e conquistas, como quando há alunos vencedores de competições ou do ingresso de estudantes nas universidades – compartilhar histórias de sucesso de alunos, professores e ex-alunos que alcançaram grandes realizações devido a educação fornecida pela instituição, pode inspirar outras pessoas e divulgar o valor e qualidade da proposta de educação oferecida.

Sendo assim, é fundamental deixar que a rede de defensores da escola esteja bem-informada, tendo as notícias em primeira mão. A dica é que as novidades devem ser informações que trarão benefícios para a escola ao serem compartilhadas por estes porta-vozes.

Como falar da escola nos mundos off e on-line?

Para disseminar essas informações benéficas para a escola, além de falar diretamente com os defensores, é bastante interessante e proveitoso promover eventos, fóruns e grupos que incentivem a interação entre os vários membros da comunidade escolar. Este tipo de atividade tem como objetivo ampliar o acesso e troca de informações e, portanto, intensificar o senso de pertencimento e conexão de outros alunos, famílias e professores, constituindo uma comunidade engajada.

No mundo digital e conectado em que estamos vivendo, é essencial que a escola também esteja presente no universo virtual: a instituição de ensino deve identificar os meios de comunicação adequados e se estabelecer nas redes sociais e em plataformas online para promover histórias, conquistas e informações relevantes sobre a comunidade escolar.

Uma outra possibilidade atual bastante relevante no mundo online são as plataformas virtuais de aprendizagem, que além de serem muito benéficas para a escola e para os estudantes, podem contribuir fortemente para constituir a presença digital de uma escola.

Contando com essas ferramentas digitais, disponíveis na internet, toda a comunidade escolar poderá acompanhar e compartilhar facilmente as novidades e conteúdos promovidos pela escola, ampliando o alcance da informação e, portanto, chegando a maior quantidade de pessoas.

Nesse sentido, como as informações correm a todo vapor pelo mundo digital, é fundamental contar com um acompanhamento e monitoramento do boca-a-boca: saber o que está sendo dito espontaneamente sobre a escola e o seu universo garante que a escola tome providências necessárias para melhorias e aperfeiçoamentos, antes mesmo das informações chegarem aos canais oficiais da escola. 

Escuta ativa e reconhecimento dos defensores para aperfeiçoar a escola

Outra iniciativa que é valiosa para manter e fortalecer a conexão com os defensores da escola é solicitar feedbacks regulares, mostrando o valor e a necessidade de contar com opiniões deles que, em sua grande maioria, representam os alunos, as famílias e os professores da escola. Manter uma escuta ativa, ouvir as críticas construtivas e fazer ajustes quando necessário, demonstra que a instituição está comprometida em melhorar constantemente. Assim, além de firmar os laços com os embaixadores, essas informações são essenciais para contribuir em melhorias que podem ser implementadas na instituição.

É importante lembrar de reconhecer e recompensar os embaixadores e, também, os alunos, os professores e as famílias engajados e dedicados. Por estarem tão conectados com a escola, prêmios, reconhecimento público e benefícios exclusivos podem ser destinados a esses grupos, incentivando que continuem a serem pessoas-chave, essenciais para o sucesso da escola.

Com uma educação de qualidade, que conta com os defensores para se tornar cada vez melhor, os alunos, famílias e professores, certamente, sentirão orgulho de fazer parte da escola, contribuindo para que falem bem e impactem outras pessoas que podem vir a ser os novos integrantes dessa comunidade.

Pudemos ver que, na educação, para que a comunidade escolar fale bem da instituição, é recomendado utilizar a estratégia do buzz marketing, ou marketing de defensores. Não é algo que será conquistado do dia para a noite, mas, no longo prazo, poderão ser construídos relacionamentos sólidos e duradouros com a comunidade escolar. Assim, os embaixadores e defensores da escola, quando estão engajados e entusiasmados, podem desempenhar um papel significativo na atração de novos alunos e no fortalecimento da reputação da escola.

Que tal colocar esse tipo de estratégia em andamento para que a sua escola seja bem falada, dentro e fora da internet?

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