Como checar a satisfação das famílias em relação à escola?

Por BRUNNA BUSCH
novembro, 23

Sabemos que manter as portas de uma instituição de ensino abertas para os pais e responsáveis é extremamente importante. Talvez, seja a pedra fundamental para que o diálogo entre o colégio e família seja intenso o suficiente para nutrir um relacionamento próximo, frutífero e consolidado. Desta forma, os gestores conseguem ouvir de maneira ativa elogios, sugestões e críticas, o que ajudará a escola a se remodelar e a se transformar em um ambiente sempre mais preparado para acolher crianças e adolescentes.

Apesar de o ambiente físico ser uma ótima maneira de manter esse laço com os responsáveis, é inevitável que muitos deles não compareçam às reuniões e aos encontros presenciais por conta dos compromissos de rotina. Pensando nisso, podemos aproveitar a tecnologia para estabelecer o contato com a escola e facilitar a troca tão saudável de informações. No ambiente digital podemos enviar comunicados, notas, atividades e muito mais! Nele, é possível checar a satisfação das famílias em relação à escola com o objetivo de ouvir a opinião dos responsáveis e, após isso, traçar planos de melhoria.

A pesquisa de satisfação é essencial para que a comunicação seja próxima e o trabalho da escola esteja totalmente alinhado às expectativas das famílias. Isso é necessário para quem busca oferecer ensino de qualidade, ambiente estruturado e profissionais preparados para receber os alunos. Desta maneira, a escola, na perspectiva de ser uma empresa, além de poder crescer e atrair novos alunos, ganha corpo para as desejadas rematrículas, um sinal de que há, sim, harmonia com a comunidade.

Mas, afinal, como realizar uma pesquisa de satisfação?

Primeiramente, é preciso entender qual o objetivo da pesquisa. Por exemplo: o questionário terá o propósito de saber a opinião dos pais sobre a estrutura do colégio? A escola gostaria de mapear o ponto de vista dos pais sobre as atividades extracurriculares? Para te ajudar, listamos abaixo alguns temas que podem ser o foco do seu estudo:


● Materiais didáticos;
● Professores;
● Metodologia de ensino;
● Infraestrutura da escola;
● Processo avaliativo;
● Atendimento;
● Gestão;
● Recursos tecnológicos;
● Eventos escolares.


Após traçar o norte desse projeto, é importante determinar o prazo para que os responsáveis respondam à pesquisa e como ela será realizada: fisicamente, por meio de um questionário impresso; ou digitalmente, com o auxílio de ferramentas como a do Google Forms, por exemplo, que possibilita criar perguntas on-line e coletar informações de maneira rápida e prática, gerando, inclusive, um relatório final.

A segunda etapa é estruturar a pesquisa. Ela será realizada por meio de questões objetivas ou escritas? Há um caminho que una essas duas possibilidades? Os responsáveis responderão de maneira confidencial ou irão fornecer informações básicas como nome, telefone e e-mail?

Além dessas informações, é importante levar em consideração que as perguntas devem ser de fácil compreensão, direto ao ponto. Isso exige um cuidado especial com a linguagem, respeitando o perfil social e cultural do grupo com quem iremos trabalhar.

Com o questionário produzido, é hora de aplicá-lo! Caso o material seja físico, distribua-o para os responsáveis em uma reunião ou envie por meio dos alunos. Para essa segunda opção, utilizar as famosas agendas pode ser um sucesso, uma vez que a família já tem o hábito de consultá-la. Se você optar pelo digital, basta enviar o link no ambiente de comunicação prioritário, do clássico e-mail aos grupos de WhatsApp. Nesta fase, é essencial que a escola explique o motivo pelo qual está realizando essa ação, o quão importante é que os pais respondam à pesquisa e, claro, sinalizar o prazo final da etapa de coleta das respostas.

Por fim, após a devolutiva, a gestão escolar deve analisar todos os dados coletados e verificar os resultados pensando em um plano de ação para melhorar os pontos que foram criticados e, assim, apresentar propostas para a comunidade escolar para que todos tenham em mente o que deve ser trabalhado com maior ênfase.

Mas nem só de críticas é construída uma pesquisa de satisfação. Aproveite o momento para analisar as respostas positivas e promover ações de reconhecimento para os profissionais. Desta maneira, eles se sentirão muito mais engajados e motivados.

Prontos para realizar a sua pesquisa de satisfação? Utilize nossas dicas e bom trabalho!

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