Plataformas de aprendizagem online: transformando o acesso ao conhecimento

Por BRUNNA BUSCH
agosto, 23

Por que será que ao longo da evolução do nosso querido planeta os humanos foram os únicos seres vivos que conseguiram desenvolver a capacidade cognitiva e as habilidades intelectuais de forma totalmente complexa? Como ocorre o processo de tomada de consciência de si, do pensamento reflexivo e da introspecção, presentes apenas em indivíduos da nossa espécie? Por que somos únicos em termos de capacidade de se comunicar, baseados em uma dinâmica linguística rica e diversa, passando pela oralidade, a escrita e as mais diversas expressões artísticas? Como surgiu a necessidade de criar, compartilhar e transformar a cultura, transmitir conhecimento e valores de geração em geração, incluindo as ferramentas e as estruturas que modificam o meio ambiente e a tecnologia?

Estas são algumas das perguntas que há séculos inquietam não só cientistas, mas muitas pessoas que se interessam e querem aprofundar seu conhecimento sobre os processos fascinantes que envolvem o cérebro e suas infinitas sinapses. E, claro, devemos falar das estruturas psicológicas e sociais, que impactam diretamente as capacidades cognitivas e comportamentais dos seres humanos. Muito já foi explorado, mas ainda há muito do que ser desvendado.

Hoje, a nossa proposta é explorar uma das facetas presentes exclusivamente nos seres humanos: a necessidade de adquirir os mais variados conhecimentos e saber aplicá-los para influenciar diretamente a sua vida e o ambiente em que se vive.

A busca pelo conhecimento é uma característica singular que diferencia os seres humanos de outros seres vivos, pois o conhecimento sistematizado é uma das maiores conquistas da humanidade. Entre outras evoluções, estamos falando daquilo que permite avanços científicos, tecnológicos, sociais e culturais que moldaram a civilização, apresentando-a da maneira que conhecemos hoje e dando a possibilidade de ser transformada constantemente.

Assim, a busca pelo conhecimento é um empreendimento essencial que impulsiona a humanidade a estudar, descobrir e compreender o mundo ao seu redor. Desde as civilizações antigas, como as que sabemos terem existido na Mesopotâmia, no Egito e na Grécia, a História nos mostra que já existiam grupos dedicados à formação intelectual. A evolução foi em direção à criação de espaços dedicados à Educação, como as Universidades e os Mosteiros; ambientes que, entretanto, eram designados para um seleto grupo de pessoas, pertencentes, em geral, às elites socioeconômicas e às camadas dedicadas à vida religiosa. Graças a diferentes movimentos, como o Iluminismo, houve uma crescente massificação do acesso ao conhecimento: a dinâmica de alfabetização e a criação de escolas mais plurais foram ampliadas para a população em geral até a criação dos sistemas de educação pública, universalizantes, e o desenvolvimento da Pedagogia reestruturaram as abordagens educacionais, tornando a Educação naquilo que conhecemos hoje em dia.

É certo que as transformações na Educação não pararam e os processos de ensino-aprendizagem que eram utilizados no século XX, embora já muito avançados e contemporâneos ao seu tempo, estão se aprimorando a cada dia. Atualmente, podemos destacar uma das práticas que permitiram que o acesso ao conhecimento se ampliasse ainda mais, alcançando mais e mais pessoas: o uso de plataformas de aprendizagem online.

Em geral, elas têm suas raízes na modalidade de Ensino a Distância: como a busca por conhecimento é algo inerente aos seres humanos, querer aprender algo novo, mesmo que não seja possível estar presentemente em local e horário específicos, é o que impulsionou pessoas a diversificarem as formas de acesso aos saberes.  

Antigamente, podemos dizer que uma semente para a digitalização aconteceu com a invenção dos cursos livres feitos por correspondência, quando os alunos recebiam materiais impressos, como lições, textos e tarefas, e enviavam seus trabalhos por correio para avaliação. Com a evolução e a popularização dos recursos audiovisuais, o rádio e a televisão também começaram a oferecer cursos à distância, sem que houvesse, na maioria dos casos, a possibilidade de interação. Esta modalidade se aperfeiçoou de tal modo que os cursos oferecidos se formalizaram e hoje já é possível realizar uma graduação completa sem quase nunca pisar em uma instituição de ensino; tudo é feito via internet, nas plataformas de aprendizagem online!

As plataformas de aprendizagem online tiveram como ponto de partida a difusão da informática e da internet, mas, na época, os cursos eram disponibilizados para os computadores via CD-ROM, até que foram se aprimorando para chegarem ao modelo online sustentados pela internet rápida. A pandemia da Covid-19 acelerou o aprimoramento de muitos processos tecnológicos e este período foi marcante na evolução do Ensino: é o marco que permitiu que as plataformas de aprendizagem online mostrassem, de fato, a sua importância e sua alta relevância.

Mas o que caracteriza uma plataforma dessas? Uma plataforma de aprendizagem online é uma infraestrutura digital que oferece cursos, materiais educacionais, interações e recursos para viabilizar o aprendizado por meio da internet. Ela é projetada para conectar professores a alunos e proporcionar um ambiente virtual em que o ensino e a aprendizagem ocorrem de forma remota, eliminando a necessidade de interações presenciais em uma sala de aula tradicional.

Sendo assim, as plataformas de aprendizagem online se mostram cada vez mais aprimoradas para atender as necessidades dos processos escolares: esses ambientes possuem recursos que beneficiam não só a instituição de ensino, mas são fundamentais para satisfazerem o aluno do século XXI: um indivíduo conectado, antenado e interessado; aquele que busca o conhecimento e gosta de aprender para além dos muros da escola.

Um exemplo de ambiente de aprendizagem online que oferece diversas soluções para o aluno de hoje é a Edusfera, uma plataforma de aprendizagem personalizada. A Edusfera possibilita o acesso ao conteúdo onde quer que o aluno esteja e oferece acesso a uma variedade de materiais de aprendizado, como vídeos, textos, apresentações, atividades e exercícios interativos.

Os elementos são disponibilizados para os alunos de forma organizada e estruturada para que atendam as necessidades e os interesses de cada aluno. Assim, a plataforma de aprendizagem online personaliza o ensino, ou seja, com a mediação da escola, cada estudante tem a possibilidade de acessar de forma individual aquilo que é necessário e interessante para os seus próprios estudos. Desta forma, a busca pelo conhecimento se torna motivadora e flexível, o que engaja os alunos a trilharem os seus caminhos de aprendizagem, respeitando suas aptidões e suas dificuldades, assim como seus próprios ritmos de estudos.

Outro diferencial que as plataformas de aprendizagem online oferecem é o constante processo de avaliação e feedback: por meio de relatórios que podem ser visualizados em tempo real, o professor pode medir o progresso dos alunos e fornecer retornos e orientações sobre o desempenho de cada um. Desta forma, os dois lados dos processos de ensino-aprendizagem contam com benefícios: os alunos podem monitorar seu próprio aprendizado para mapear aquilo em que precisam direcionar seus esforços; e os professores podem ajustar e adaptar o conteúdo e as atividades de acordo com as necessidades dos alunos individualmente e da turma como um todo.

Como vimos, a cada dia, os seres humanos, com sua alta capacidade cognitiva e habilidades intelectuais diferenciadas, aperfeiçoam as formas e as oportunidades de não apenas buscarem conhecimento, mas de compartilharem e de transformarem o saber: os processos educacionais vão se adaptando e se incrementando de acordo com as necessidades do mundo.

As perguntas feitas no começo deste papo não foram e, talvez, nunca sejam totalmente respondidas. Entretanto, pode ser um ótimo convite para promover investigações, debates e conversas como a que tivemos até aqui. O que sabemos é que as capacidades e as habilidades dos seres humanos que dão acesso à transformação da relação com o conhecimento nunca foram tão descomplicadas e usuais. Tudo em nome de aprendermos mais, melhor e sem limitações de tempo e espaço. Agora, não é mais questão de poder ou não conhecer o mundo e seus mistérios, basta querer e estar conectado!

Leia também: